PEDRO KIUA nascido em Salvador - BA, é cineasta formado pela UFF, experiente em fotografia, cinematografia e edição de video. Seus últimos trabalhos foram como co-roteirista e montador do longa-metragem "Ao Arrepio do Tempo - Vanja Orico" direção de Adolfo Rosenthal, 2022 / 2024. Fez a direção de fotografia e montagem do curta-metragem "Se libérer du cycle de l'addiction" direção de Patrick Bourdeaux, uma coprodução Brasil/Canadá. Fez também a direção de fotografia e montagem da série "Studio Mutante: Casacor 2021" e a direção de fotografia e montagem dos vídeos de lançamento de exposição da Galeria Nara Roesler - Carlito Carvalhosa, Vik Muniz e Abraham Palatnik.
Pedro Kiua escolheu viver em Lumiar logo depois que se formou, é apaixonado pela história, natureza e cultura local. Nestes anos morando na biorregião, Pedro organizou e liderou diversas iniciativas culturais para a comunidade como o Cineclube Lumiar - que traz o cinema, debates importantes e diversão - sendo reconhecido como um dos cineclubes mais atuantes do Brasil.
Nos últimos dois anos Pedro Kiua além de estar a frente da coordenação geral da Associação Cultural Cineclube Lumiar, foi vencedor do edital de desenvolvimento audiovisual da LPG Municipal com o projeto “Crush Indiano”
Foi colaborador no projeto 95 ANOS DE CINECLUBISMO FLUMINENSE e participa com frequência de sessões e debates sobre cineclubismo do Rio de Janeiro CCBB, CINEMATECA DO MAM, USINA CULTURAL, IMPÉRIO DAS NEGAS
Cineasta autônomo, produz trabalhos em fotografia e vídeo, registro e documentação para pesquisadores, artistas e projetos culturais. Seu mais recente projeto concluído como montador foi o documentário VANJA ORICO, NO ARREPIO DO TEMPO .
Em dezembro de 2025 acompanhado da equipe do Cineclube Lumiar recebe o diploma Heloneida Studart em reconhecimento ao relevante trabalho na resistência cultural no Estado do Rio de Janeiro.
-
Assitencia para o artista plástico Marcos Chaves em seu ateliê, edição e tratamento de fotos e videos, catalogação de sua coleção pessoal. Rio, 2019
-
Montador assistente do longa "O Barulho da Noite" com Emanuelle Araújo e Marcos Palmeiras. Bananeira Filmes, Palmas-TO, 2019.
-
Assistente no Ateliê Novo Mundo, de Charles Watson, na organização do acervo audiovisual, e registro de cursos e atividades. Rio de Janeiro, 2019.
-
Registro audiovisual e montagem das Entrevistas Dynamic Encounters RIO 2019 - com Beatriz Milhazes, Lúcia Laguna, Barrão, Ernesto Neto e Marcos Chaves, direção de Charles Watson, Rio de Janeiro, 2019.
-
Still e Making of do filme "SUBTERRANEA" direcão de Pedro Urano, Rio de Janeiro, 2019.
-
Montador Assistente na série INHOTIM: ARTE PRESENTE, de Pedro Urano, 2017 - 2018.
-
Produtor e realizador do seminário Lumiar Audiovisual, com Guilherme Whitaker, Hernani Heffner e VJ Notívago, agosto 2017.
-
Curador, programador e apresentador do Cine Serração - cineclube do Polo Audiovisual de Nova Friburgo, março-julho 2017.
-
Diretor do Conselho Nacional de Cineclubes, Diretoria de Memória, 2015-2017.
-
Coordenação de registro da Residencia Artistica Entre Serras,Vale do Gamarra - MG, 2015-2016.
-
1ºConselheiro da setorial Audiovisual no Conselho Municipal de Politica Publica Cultural de Nova Friburgo, 2015.
-
Diretor de Comunicação do Programa Produtor de Água da Agencia Nacional de Águas, na bacia do rio Macaé. Adnet Florestal 2015.
-
Criação Visual e Cenografia do show "Música Nova" de Luhli, Teatro Rival BR, 2014.
-
Coordenador do Laboratório de Linguagens do Programa de Educação Ambiental - Monitoramento dos Manancias da Microbacia do Rio São Pedro da Serra - Águas para o Futuro, Nova Friburgo, 2014.
-
Fundador e Diretor do Cineclube Lumiar, em atividade desde 2008.
-
Fotografia e registro do Seminário Serrano de Economia Criativa 2012, 2013 e 2014.
-
Integrante da mostra coletiva de fotos e pinturas “Manifestations" an exhibition by The Third Eye-Finissage, Berlin 2013.
-
Editorial fotográfico na revista espanhola EcoHabitar sobre o II EBA – Encontro Internacional de Bioarquitetura 2013, Barcelona, Espanha.
-
Coordenador de Comunicação e Registro do Encontro Internacional de Bioarquitetura - EBA 2012 e 2013.
-
Diretor de Fotografia e Produção Audiovisual no espetáculo multimídia “Gonzaguianas” de Gui Mallon, vencedor do prêmio Funarte centenário de Luiz Gonzaga 2012 e apresentado no Folkteatern, em Gottemburg, Suécia e no Michaelhouse Theatre, em Cambridge, Inglaterra.
-
Palestrante sobre o tema “A importância dos cineclubes na difusão dos filmes e na formação de novos cineastas” durante a 4ª edição do FRI Cine – Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo 2010.
-
Fundador e Produtor Executivo das 11 edições da Feira da Terra - Feira de Cultura, Agroecologia e Economia Criativa, Nova Friburgo 2010 a 2013.
-
Produção e roteiro do documentário “Lumiar: Punhado de Ontem, Cadinho de Hoje” (agosto de 2008), Vencedor da 1ª mostra regional do 1º FRI Cine – Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo 2008, também selecionado e exibido na Mostra Camera Mundo 2008, Rotterdam, Holanda.
-
Coordenador de programação e Produtor no Festival Internacional de Filmes sobre deficiência Assim Vivemos 2007.
-
Monografia de conclusão do curso de cinema "Sacrilégio e Poesia: O Cinema Sagrado de Alejandro Jodorowsky" selecionada para a revista Rascunho de artigos acadêmicos. UFF 2008.
ENTREVISTAS:
